Trabalho
Avaliativo de Língua Portuguesa
Assunto:
Trovadorismo e tipos de cantigas
Valor: 3,0
Aluno(a)
________________________________ Nº
_____ 1º ano Turma: ______
Professora:
Eliana Maria Data da entrega: 05/07/2012
Oservações:
·
Este trabalho deverá ser feito a caneta azul ou
preta;
·
Cuidado com rasuras;
·
Imprimir o corpo do trabalho e anexá-lo ás
respostas.
·
Lembre-se que deverá ser feito com capricho!
Abaixo temos uma cantiga de
amigo cuja autoria é atribuída a dom Dinis(1261-1325), rei de Portugal de 1979
até sua morte. Nela podemos observar a queixa de uma moça que se vê afastada de
seu amado, ausente por estar cumprindo com obrigações militares.
Ai flores, ai
flores do verde pino,
se sabedes novas
do meu amigo!
Ai Deus, e u é?
Ai flores, ai
flores do verde ramo,
se sabedes novas
do meu amado!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas
do meu amigo,
aquel que mentiu
do que pôs comigo!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas
do meu amado,
aquel que mentiu
do que mh á jurado!
Ai Deus, e u é?
Vós me preguntades
polo voss'amigo,
e eu ben vos digo
que é san' e vivo:
Ai Deus, e u é
Vós me preguntades
polo voss'amado,
e eu ben vos digo
que é viv' e sano:
Ai Deus, e u é?
E eu bem vos digo
que é san' e vivo
e seerá vosc' ant' o prazo sa'ido:
Ai Deus, e u é?
E eu ben vos digo
que é viv' e sano
e seerá vosc' ant'
o prazo passado:
Ai Deus, e u é?
1
- Há no primeiro verso das duas primeiras
estrofes, imagens que remetem ao cenário no qual se encontra a donzela.
a) Que
imagens são essas?
b) Como
se pode caracterizar esse cenário?
c) A
partir dos elementos naturais citados, qual posição social pode ser atribuída
ao eu lírico feminino que anuncia a cantiga?
2
– Poe se repetir ao final de todas as estrofes,
o refrão traz o tema que permeia toda a cantiga. Qual é ele?
3
– A cantiga sugere que a separação traz ao eu
lírico um conflito de sentimentos.
a) Que
conflito é esse?
b) A
partir do contexto, o que se pode supor que o amante tenha jurado?
c) O
que a voz da natureza (as flores) sugere sobre essas juras?
Soneto
De Separação
Vinicius
de Moraes
De repente do riso fez-se o
pranto
Silencioso e branco como a
bruma
E das bocas unidas fez-se a
espuma
E das mãos espalmadas fez-se o
espanto
De repente da calma fez-se o
vento
Que dos olhos desfez a última
chama
E da paixão fez-se o
pressentimento
E do momento imóvel fez-se o
drama
De repente não mais que de
repente
Fez-se de triste o que se fez
amante
E de sozinho o que se fez
contente
Fez-se do amigo próximo,
distante
Fez-se da vida uma aventura
errante
De repente, não mais que de
repente
4- Releia com atenção a última
estrofe:
"Fez-se de amigo próximo
o distante
Fez-se da vida uma aventura
errante
De repente, não mais que de
repente."
Tomemos a palavra amigo. Todos
conhecem o sentido com que esta forma linguística é usualmente empregada no
falar atual. Contudo, na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a
palavra amigo significou:
a) colega b) companheiro c) namorado d) simpático e) acolhedor
5 - Sobre a poesia
trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:
a) refletiu o pensamento da
época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo
popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da
sociedade.
c) pode ser dividida em lírica
e satírica.
d) em boa parte de sua
realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo,
apesar de escritas por trovadores, expressam o eu lírico feminino.
6 - No texto, Soneto De
Separação, de Vinicius de Moraes, pertencente ao gênero lírico, predomina:
a) a antítese como figura e
linguagem;
b) a referência a fatos
presentes como deflagradores do conflito do eu lírico;
c) a função conativa da
linguagem;
d) os versos decassílabos;
e) as rimas consoantes, pobres
e interpoladas;
f) o emprego da linguagem
figurada;
g) a expressão do conflito do eu lírico
decorrente da separação amoro