sexta-feira, 29 de junho de 2012

Trabalho Avaliativo 2º Bimestre 1º ano


Trabalho Avaliativo de Língua Portuguesa
Assunto: Trovadorismo e tipos de cantigas     Valor: 3,0
Aluno(a) ________________________________ _____ 1º ano Turma: ______
Professora: Eliana Maria        Data da entrega: 05/07/2012

Oservações:
·         Este trabalho deverá ser feito a caneta azul ou preta;
·         Cuidado com rasuras;
·         Imprimir o corpo do trabalho e anexá-lo ás respostas.
·         Lembre-se que deverá ser feito com capricho!

Abaixo temos uma cantiga de amigo cuja autoria é atribuída a dom Dinis(1261-1325), rei de Portugal de 1979 até sua morte. Nela podemos observar a queixa de uma moça que se vê afastada de seu amado, ausente por estar cumprindo com obrigações militares.



Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mh á jurado!
Ai Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss'amigo,
e eu ben vos digo que é san' e vivo:
Ai Deus, e u é

Vós me preguntades polo voss'amado,
e eu ben vos digo que é viv' e sano:
Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é san' e vivo
e seerá  vosc' ant' o prazo sa'ido:
Ai Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é viv' e sano
e seerá vosc' ant' o prazo passado:
Ai Deus, e u é?

1         - Há no primeiro verso das duas primeiras estrofes, imagens que remetem ao cenário no qual se encontra a donzela.

a)      Que imagens são essas?
b)      Como se pode caracterizar esse cenário?
c)       A partir dos elementos naturais citados, qual posição social pode ser atribuída ao eu lírico feminino que anuncia a cantiga?
2         – Poe se repetir ao final de todas as estrofes, o refrão traz o tema que permeia toda a cantiga. Qual é ele?
3         – A cantiga sugere que a separação traz ao eu lírico um conflito de sentimentos.
a)      Que conflito é esse?
b)      A partir do contexto, o que se pode supor que o amante tenha jurado?
c)       O que a voz da natureza (as flores) sugere sobre essas juras?

 Soneto De Separação
Vinicius de Moraes


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

4- Releia com atenção a última estrofe:

"Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente."

Tomemos a palavra amigo. Todos conhecem o sentido com que esta forma linguística é usualmente empregada no falar atual. Contudo, na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a palavra amigo significou:
a) colega     b) companheiro     c) namorado     d) simpático     e) acolhedor

5 - Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu lírico feminino.

6 - No texto, Soneto De Separação, de Vinicius de Moraes, pertencente ao gênero lírico, predomina:
a) a antítese como figura e linguagem;
b) a referência a fatos presentes como deflagradores do conflito do eu lírico;
c) a função conativa da linguagem;
d) os versos decassílabos;
e) as rimas consoantes, pobres e interpoladas;
f) o emprego da linguagem figurada;
g) a expressão do conflito do eu lírico decorrente da separação amoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário